Histórico Vocacional do Pe. Durvano, OCS

O Pe. Durvano Aparecido Dourado Porto, ocs, nasceu aos 30 de dezembro de 1977 na cidade de Olímpia - SP, filho de Luiz Pereira Porto e Maria Percília Rodrigues Dourado Porto. Tem dois irmãos que são gêmeos Tiago e Fábio.

Foi batizado pelo Mons. Antonio na Matriz de São João Batista em Olímpia, aos 12 de fevereiro de 1978. Por ficar correndo pelos corredores da Igreja com outras crianças, tinha que participar da missa com seus pais numa parte reservada para estas crianças. Desde pequeno sempre foi orientado na fé católica por influência de seus pais e familiares.

Depois iniciou sua caminhada catequética na comunidade São Francisco de Assis (Paróquia N. S. Aparecida em Olímpia, SP). Teve como catequistas: Dona Emilia, auxiliados pela Maria Vitalina, Pradal e Passarela; Dona Luiza Mussolim; Dona Rosalina.

Fez sua Primeira Comunhão na Capela de São Francisco de Assis aos 03/12/1989 (Frei Lázaro José da Silva, ofm) e foi Crismado 13/03/1993 (Dom Pedro Fré, C.SS.R.). Participava da Pastoral da Juventude (PJ), Liturgia, RCC, Pastoral Vocacional e grupo de Teatro.

Após vários encontros vocacionais na comunidade paroquial e também na Ordem Franciscana, no ano de 2001 iniciou o acompanhamento vocacional na Cidade de Maria em Barretos, na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote com o mestre de noviços Pe. José Roberto Rosa, ocs. Foi através da Irmã Marilda, Pequena Missionária Eucarística, que o Pe. Durvano conheceu a Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.

No ano seguinte, em 2002 ingressou na família religiosa dos Oblatos de Cristo Sacerdote na cidade de Maria em Barretos (postulantado). No ano de 2003 ainda na Cidade de Maria realizou seu noviciado.

No dia 25 de janeiro de 2004 Professou seus Primeiros Votos na cidade de Cajobi – SP, onde ajudou pastoralmente nos anos de 2002 e 2003. Ainda no ano de 2003 ajudou na Pastoral Vocacional da Diocese de Barretos, juntamente com o Pe. Carlos Barbosa, religiosas, religiosos e irmãos leigos. Neste ano visitaram toda a diocese com a proposta vocacional “Batismo fonte de todas as vocações”.

Dos anos 2004 até 2006 cursou filosofia na Universidade Salesiana em Lorena – SP. No ano de 2007, durante o seu tirocínio, foi enviado a Cidade de Maria, em Barretos para auxiliar na formação dos noviços e postulantes da Congregação dos Oblatos. Em 2008 iniciou os estudos de teologia na Faculdade Dehonina em Taubaté – SP.

No dia 28 de setembro de 2008 Professou seus Votos Perpétuos juntamente com os irmãos Rafael, Pedro e Ervane.

Em 21 de maio de 2011, em sua cidade natal, Olímpia, SP foi Ordenado Diácono na Paróquia N. S. Aparecida pelas mãos de Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist. Exerceu seu diaconato na Paróquia São Cristóvão em Pindamonhangaba, SP.

No dia 03 de dezembro de 2011, no Santuário Nacional de N. S. Aparecida, Aparecida, SP foi ordenado Presbítero pelas mãos de Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.SS.R, novamente na companhia dos irmãos Rafael, Pedro e Ervane.

Desde sua ordenação sacerdotal Pe. Durvano residia na Casa Geral da Congregação dos Oblato, Mosteiro da Sagrada Face, onde exercia as funções de:

- Animador Vocacional e Missionário da Congregação;

- Diretor Espiritual dos Oblatos Leigos de Cristo Sacerdote;

- Apostolado da Sagrada Face;

- Casa de Retiros e Hospedagem

- Trabalhos Administrativos e Loja de Artigos Religiosos da Sagrada Face.

No dia 08 de fevereiro de 2015 Pe. Durvano assume como pároco a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Taguatinga Sul, DF, auxiliado pelos vigários Pe. Rosemar de Oliveira Costa, que já exercia a função de vigário e Pe. Adão Albino Caetano que já havia trabalhado na paróquia há alguns anos atrás. Pe. Adão era pároco na Paróquia São José Operário em Santos, SP.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Calendário Paroquial 2017

Homilia

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.
Evangelho - Mt 25,14-30 - 19/11/2017 - Pe. Durvano Ap. Dourado Porto - pároco

Ouça essa e outras homilias, clique aqui.

Sorteio Ação entre Amigos