Casamento

A celebração seguirá em tudo, o RITUAL DO MATRIMÔNIO, aprovado pela CNBB e confirmado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos por Decreto de 11 de março de 1993.

 

A Liturgia, a ordem e a disciplina dos Sacramentos são de inteira responsabilidade da Igreja.

 

1. Horários para a celebração do matrimônio:

 

Sexta-feira: 20h30 e 21h30

Sábado: 11h, 17h, 20h30 e 21h30

 

2. Sinal e reserva:

 

• Na pré-reserva, haverá prazo de 15 dias para confirmação da data e assinatura do compromisso;

• Impreterivelmente após este prazo a data será aberta para outros interessados, perdendo assim a sua prioridade;

• No ato da reserva deverá ser pago o valor referente a 50% da taxa a vista e o restante deverá ser quitado em duas vezes (30 e 60 dias) com cheque ou cartão;

• No caso de desistência ou alteração da data da celebração, serão devolvidos 50% do valor pago, desde que seja informada com até 3 (três) meses de antecedência.

 

 

3. Das normas para a celebração do matrimônio:

 

• Celebração feita em espírito cristão, sem luxo e ostentação;

• Início rigoroso no horário marcado;

• Igreja fica reservada pelo tempo de 1 (uma) hora para a celebração do casamento;

• Em caso de atraso:

- Tolerância de 15 minutos;

- Após atraso de 15 minutos não será feita entrada de padrinhos e outros, apenas as entradas do noivo e da noiva;

- Acima de 30 minutos a celebração será transferida ou cancelada devido: Outras celebrações prevista para o dia, tempo insuficiente para uma licita celebração do Sacramento Matrimonial, prejudicar o funcionamento da igreja;

- Acima de uma hora será cancelada automaticamente.

 

4. Testemunhas:

 

• Apenas duas testemunhas assinarão o processo matrimonial. Sendo que, se for casado devem ser casados no religioso, sendo solteiro devem ser crismados;

• Serão permitidos, no máximo 8 (oito) casais de padrinhos. 4 (quatro) casais de cada lado;

• Pais e padrinhos:

- Chegar 15 minutos antes do horário da celebração;

- Ocupar os primeiros bancos da igreja.

 

5. Entradas:

 

• Podem, no máximo, ser cinco:

- Noivo: (Se houver florista entra à frente e durante a música do noivo).

- Padrinhos: (Com um pequeno intervalo de um para o outro)

- Noiva: (pajens entram à frente da noiva e durante a marcha nupcial)

- Alianças (música somente durante a entrada)

- Entradas de imagem e bíblia conversar com o sacerdote

 

6. Música e músico:

 

• O serviço não está incluso na taxa da igreja;

• Deverá ser cadastrado na Paróquia;

• Só será permitida a execução de MÚSICAS SACRAS (religiosas);

• Músicas não religiosas serão cortadas, inclusive, durante a celebração;

• Os noivos são responsáveis pelo contrato dos músicos;

• Instalação de todo material será feita pelos músicos antes da celebração do casamento;

• Não será emprestado nenhum material ou som da igreja;

• As caixas de som não poderão ser colocadas no presbitério;

• Não será permitida fixação de fios com fitas adesivas no piso ou nos bancos;

• Não será permitido ensaio dos músicos na igreja;

• Os casamentos de sexta-feira (20h30 e 21h30) e de sábado (20h30 e 21h30) deverá ser a mesma banda para os dois casamentos;

• As músicas devem passar pela aprovação do sacerdote.

 

7. Ornamentação:

 

• A ornamentação não está inclusa na taxa da igreja;

• Deverá ser cadastrado na paróquia;

• Haverá uma só ornamentação para todas as celebrações do dia (Exceto o de sábado 11h);

• O valor deverá ser dividido entre os casais de noivos;

• Todos os objetos deixados na igreja são de responsabilidade da floricultura;

• Os arranjos e objetos devem ser retirados após a última Celebração;

• O horário reservado para a colocação dos arranjos; sexta-feira será das 13h as 16h e sábado para o casamento das 11h, será das 8h as 10h e para os casamentos das 17h, 20h30 e 21h30, será das 13h as 16h;

• Arranjos altos e luminosos deverão passar pela autorização do sacerdote;

• Não será permitido:

- Preparação da ornamentação dentro da igreja, comprometendo assim a limpeza para os fiéis e visitantes;

- Arranjos ou enfeites sobre o altar, nem troca das toalhas que o cobrem;

- Toldo dentro da igreja ou fora;

- Enfeites, adornos e /ou outros materiais nas paredes, mesas, tapete, bancos ou objetos da igreja.

- Fitas adesivas no piso, bancos ou paredes;

- Mudar a ordem geral dos bancos;

- Jogar pétalas de flores ou arroz no tapete ou nas escadas externas, para evitar eventuais riscos e danos a terceiros.

 Observação: Quando houver apenas uma reserva de horário, o contrato só poderá ser concluído 03 (três) meses antes da data da celebração.

 

8. Filmagens, fotos e iluminação:

 

• O serviço não está incluso na taxa da igreja;

• Deverá ser cadastrado na paróquia;

• O serviço dos fotógrafos e câmeras não deverá interferir no andamento da celebração ou desviar a atenção dos noivos, testemunhas, assistentes e convidados;

• Holofotes e outros equipamentos não poderão estar próximo ao altar, pois é o lugar reservado aos Ministros sagrados;

• Serão permitidos dois a quatro holofotes externo, no máximo, pois a iluminação da igreja é de excelente qualidade, contendo uma grande luminária no centro e vários holofotes (inclusive para os noivos);

• Fotógrafos e operadores de filmadoras, deverão permanecer sentados durante a homilia.

 

9. Cerimoniário:

 

• Não está incluso na taxa da igreja;

• Deverá ser cadastrado na Paróquia;

• Deverá seguir as orientação e normas da Paróquia;

• Ligar na secretaria da paróquia para agendar o ensaio dos noivos para o casamento.

 

10. Celebrante:

 

• A celebração será feita por um Assistente Qualificado da Paróquia (Sacerdote, Diácono ou Leigo delegado pelo Bispo);

• Quando o Assistente for de outra paróquia, os noivos deverão providenciar e entregar um termo de compromisso assinado pelo Assistente responsável da celebração, contendo o nome do celebrante, Diocese, telefone, data e horário da cerimônia, nome dos noivos. O prazo de entrega do termo, na secretaria paroquial, é de 30 (trinta) dias de antecedência;

• O Assistente convidado pelos noivos, deverá seguir as orientações e normas da igreja.

 

11. Documentos exigidos para o processo matrimonial:

 

• Protocolo do cartório (sem efeito religioso) ou certidão de casamento civil;

• Certidão de Batismo para fins matrimoniais (batistério);Requerer junto a paróquia onde foram batizados-validade 6 (seis) meses;

• Comprovante do curso de noivos-validade de 1(um) ano;

• Cópia da carteira de identidade dos noivos;

• Nome de 2 (duas) testemunhas, maiores de 18 anos, que estarão presentes à cerimônia religiosa ( nome completo, endereço, estado civil e profissão);

• Cópia da carteira de identidade dos padrinhos que irão assinar o processo religioso;

• Processo Matrimonial: os documentos deverão ser entregue na paróquia mais próxima da residência da noiva ou do noivo, com antecedência mínima de 3 (três) meses da data da celebração;

• Processo Civil: (Sem efeito religioso); Iniciar o procedimento no cartório com 3 (três) meses de antecedência da data da celebração religiosa;

• Observação: Lembramos aos noivos que não fazemos casamento civil junto com a Celebração Religiosa.

 

12. Transferência de processo matrimonial:

 

• A transferência será feita pelos noivos e deverá ser entregue na secretaria da igreja até 15 (quinze) dias antes da cerimônia.

 

13. Curso de preparação para a vida matrimonial e exame dos contraentes (entrevista):

 

• Agendar na secretaria da paróquia;

• Ao marcar o casamento agendar uma conversa com o sacerdote na secretaria da paróquia.

 

14. Declaramos estar cientes e aceitamos as condições propostas para Casamento na Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Taguatinga Sul/DF.

 

 

Data do casamento:_______/_______/_________

 

Horário: __________________________________________________________

(Obs: No convite de casamento colocar 30 (trinta) minutos mais cedo).

 

Nome da Noiva:_____________________________________________________

 

Endereço:__________________________________________________________

 

Telefone residencial:__________________________________________________

 

Telefone Celular:_____________________________________________________

 

Nome do Noivo:______________________________________________________

 

Endereço:___________________________________________________________

 

Telefone residencial:__________________________________________________

 

Telefone Celular:_____________________________________________________

 

Valor pago:

 

50% - R$__________________________________________________________

 

1ª parcela – R$______________ (  ) Cartão (  ) Cheque para o dia ____/____/____

2ª parcela – R$______________(  ) Cartão (  ) Cheque para o dia ____/ ____/____

 

 

Taguatinga/DF: ______/__________/______

 

 

 

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Assinatura da noiva

 

 

___________________________________________

Assinatura do noivo

 

 

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Responsável – Paróquia

 

 

O mais importante é o Sacramento do Matrimônio, por isso nos colocamos á disposição para qualquer dúvida.

Celebração do Matrimônio

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