Confissões

Horário de atendimento de confissão

De terça a sexta-feira das 10h às 11h e das 18h às 19h

Sábado das 9h às 11h

Obs.: Os horários acima poderão sofre modificações caso seja necessário. 

O Sacramento

Chama-se Sacramento da Conversão, pois realiza-se sacramentalmente o convite de Jesus para o caminho de volta ao Pai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.

Chama-se Sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.

Chama-se Sacramento da Confissão porque, pela declaração dos pecados diante do sacerdote, Deus concede o perdão e a paz. É também chamado de Sacramento da Reconciliação porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: "Reconciliai-vos com Deus" (2Cor 5,20). Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão" (Mt 5,24).

É no Sacramento do Perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador". O próprio Cristo no dia da Ressurreição (Domingo de Páscoa) conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados: "Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e aqueles aos quais não perdoardes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 21-23). Devemos contar todos os nossos pecados ao padre para receber o perdão, pois essa atitude nos restitui a vida na graça e nos dá novo vigor para não mais pecar.

 

Preparação para a confissão

Coloque-se diante de Deus. Ele quer acolhê-lo com seu grande amor.

Pelo Espírito Santo, Ele revela Sua imensa misericórdia, compreende suas fraquezas e perdoa suas faltas.

Faça o Sinal da Cruz e reze a oração do Credo.

Medite a Palavra de Deus: Ef 1,3-7 / Col 3,1-17 / ICor 13,1-7

Ore com estes textos bíblicos, expressando sua confiança no poder de Jesus e na força do Espírito Santo que, com sua luz, revela seus pecados.

Agradeça ao Senhor por este momento, por Sua palavra que é viva e toca o seu coração, por tudo o que Ele tem feito por você e pelos outros e também por tudo aquilo o que Ele ainda fará. Lembre-se de agradecê-Lo por sua Igreja, pelo sacerdote que vai atender você em confissão.

Diga a Jesus que está arrependido e que quer fazer uma boa confissão.

Olhe para dentro de você mesmo e se pergunte, recordando os Mandamentos da Lei de Deus, da Lei da Igreja e os Pecados Capitais.

 

Mandamentos da Lei de Deus

1º - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Tenho professado sempre com coragem e destemor a fé em Deus e na Igreja? Tenho orado o suficiente? Fiz minhas orações diárias? Fiz leitura Bíblica? Desesperei-me alguma vez na hora do sofrimento? Freqüentei macumba, espiritismo? Li horóscopos (acreditei)? Fui supersticioso? Usei amuletos? Usei de bruxaria? Tive medo de satanás? Comunguei com pecados graves? Li, assinei ou emprestei livros ou quaisquer escritos contrários a Deus ou à Santa Religião? Reclamei muito? Murmurei?

2º - NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO

Falei o nome de Deus à toa? Roguei praga? Jurei falso? Cumpri promessa? Blasfemei?

3º - GUARDAR DOMINGOS E DIAS SANTOS DE GUARDA

Faltei a Missa aos Domingos e dias santos de guarda? Trabalhei nestes dias por ambição ou interesses pessoais? Respeitei o Dia do Senhor? Respeitei a Casa de Deus?

4º - HONRAR PAI E MÃE

Faltei com amor aos meus pais e a meus filhos? Dei mau exemplo? Fui impaciente com a família? Fui bruto ou estúpido? Dialoguei com meus filhos? Escandalizei meus filhos? Agredi com palavras, gestos ou atos? Abandonei minha família? Descuidei dos meus pais na velhice? Vejo nos meus pais e nos meus superiores, representantes de Deus?

5º -  NÃO MATAR

Prejudiquei a vida, integridade física, fama, honra ou bens do próximo? Fui racista? Pratiquei algo contra a minha própria vida? Dirigi embriagado ou abusei no volante? Pratiquei aborto ou colaborei para que alguém praticasse? Coloquei em perigo a saúde do próximo vendendo alimentos ou remédios deteriorados? Preocupo-me com a fome, com as doenças, com as guerras? Tenho guardado ódio ou desejo de vingança?

6º e 9º - NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE  e NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

Falei palavrão? Contei piadas sujas? Vi filmes imorais ou pornográficos? Levei alguém a pecar? Tive desejos consentidos? Olhei maliciosamente? Tive pensamentos consentidos? Pratiquei masturbação? Cometi adultério? Pratiquei homossexualismo? Realizei namoro avançado? Tive relações pré-matrimoniais? Usei modas escandalosas? Desejei a mulher do próximo ou o homem da próxima? Tenho sido fiel a meu esposo ou esposa?

7º e 10º - NÃO FURTAR e NÃO COBIÇAR COISAS ALHEIAS

Tenho roubado, prejudicado ou desejado injustamente os bens do próximo? Tenho procurado restituir o alheio e reparar o dano? Tomei emprestado e não devolvi? Desviei dinheiro público? Cobicei as coisas alheias? Comprei objetos sabendo que eram furtados? Pago a meus empregados o salário justo? Causei prejuízo a alguém? Explorei os outros, aumentado o preço das mercadorias? Sou muito apegado à riqueza? Tive inveja e tristeza diante dos bens de outrem.

8º - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO

Tenho sido leal e verdadeiro? Menti? Fofoquei? Caluniei? Denunciei com ódio? Falei mal do outro? Denunciei a injustiça antes de anunciar o amor? Violei segredos ou cartas alheias?

 

Mandamentos da Igreja

1º -  Participei  das missas inteiras aos Domingos e dias santos de guarda?

2º  - Confessei ao menos uma vez por ano?

3º  - Comunguei ao menos pela Páscoa da Ressurreição?

4º  - Jejuei e me abstive de carne conforme manda a Santa Igreja?

5º  - Paguei meu dízimo conforme o costume?

 

Pecados Capitais

1 – SOBERBA

Fui orgulhoso? Fui egoísta? Tive desprezo para com meu próximo? Tenho obedecido e respeitado as autoridades constituídas?

2 – AVAREZA

Sou muito apegado ao dinheiro e às coisas materiais? Deixo de comprar o necessário a meus familiares e dependentes? Importo-me em ajudar as pessoas carentes e necessitadas? Tive luxo? Me apeguei a algum cargo?

3 – LUXÚRIA

Sou impuro de coração? Tenho manchado meu corpo com más ações, palavras e pensamentos impuros?

4 – IRA

Fui vingativo? Fui rancoroso? Fui violento? Fui agressivo? Irrito-me facilmente quando sou contrariado?

5 – GULA

Excedo-me na comida? Excedo-me na bebida? Usei drogas, cigarros? Abusei da TV, Internet, rádio?

6 – INVEJA

Fui ciumento? Tive inveja dos outros? Fiquei magoado com o sucesso do meu próximo? Desejei mal a alguém?

7 – PREGUIÇA

Sou negligente no pecado? Tenho prestado minha ajuda à Igreja? Tenho procurado fazer as coisas mais importantes? Deixei de evangelizar meu irmão?

Após a Preparação, peça perdão sincero a Deus, mostre arrependimento por ter errado, e faça o propósito de lutar contra o mal e as tentações e de se corrigir. Coloque sua confiança em Cristo, Nosso Senhor, e não se deixe levar por complexo de culpa ou de auto-condenação. Jesus espera que você confesse seus pecados ao sacerdote, com sinceridade e lealdade, recebendo a absolvição e fazendo penitência em reparação dos seus erros.

 

Ato de contrição

“Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo, com Vossa Graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia”.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Calendário Paroquial 2017

Homilia

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.
Evangelho - Mt 25,14-30 - 19/11/2017 - Pe. Durvano Ap. Dourado Porto - pároco

Ouça essa e outras homilias, clique aqui.

Sorteio Ação entre Amigos