Oblatos de Cristo Sacerdote

FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE CRISTO SACERDOTE

PE. JANUÁRIO BALEEIRO DE JESUS E SILVA, OCS.

Pe. Januário Baleeiro de Jesus e Silva, OCS, nasceu na Vila de São José do Uará, Município de Fonte Boa, Estado do Amazonas, aos 15 de setembro de 1922, filho de Joaquim Coelho da Silva e de Antônia Baleeiro da Silva. Porque nasceu prematuro, foi batizado logo no dia do seu nascimento. Aos nove anos de idade, ingressou no Aspirantado Salesiano de Jaboatão, Pernambuco, onde fez os primeiros estudos para a Vida Religiosa e para o Sacerdócio. Foi enviado à Itália, a fim de fazer o Curso de Filosofia e, voltando ao Brasil, tendo que deixar a Congregação Salesiana estudou Teologia no Seminário de Belém do Pará, sob a orientação dos Salesianos. Foi ordenado Sacerdote na Catedral de Na. Sra. De Nazaré, em Belém do Pará, aos 8 de dezembro de 1945, por imposição das mãos de Dom Mario de Miranda Vilas Boas e até o ano de 1955 foi Capelão militar na base aérea de Valdecãs, próxima à Belém.

Leia mais ...

CARISMA DE NOSSA CONGREGAÇÃO

Cada Família Religiosa tem um “DOM” a oferecer no seio da Santa Igreja. Este “DOM”, (do grego “KARES”), é a dimensão que cada Fundador põe em relevo de Cristo nos Evangelhos e a aplica a serviço do Reino de Deus. É precisamente o “Carisma” que distingue uma Congregação de outra e, ao mesmo tempo, seguindo a moção do Espírito Santo, colabore com ele à Igreja, para que seja em todos os sentidos o “Sacramento Universal da Salvação” e atenda a todas as necessidades de seus filhos. Olhando nossos carismas, devemos, portanto, ver a nossa identidade de “Oblatos” e é preciso estar atentos à inspiração original e aos apelos do nosso tempo, para perseverarmos na fidelidade criativa e dinâmica, dentro de nosso “lugar” na Igreja.

ESPIRITUALIDADE

Dos nossos CARISMAS decorre a ESPIRITUALIDADE OBLACIANA: Como rezam as nossas Constituições, a nossa Espiritualidade é substancialmente Cristocêntrica e acentuadamente Marial.

A Espiritualidade dos OCS deve levá-los constantemente a se embrenharem pelo caminho da santidade, empenhando-se cada um por adquirir um conhecimento mais e mais profundo da Pessoa adorável e sacerdotal de Jesus Cristo, a fim de servi-lo melhor, sob a guia maternal de Maria, roteiro seguro que leva às inesgotáveis riquezas do Divino Coração de seu Filho (Cód. Compl. Geral, 6).

Leia mais ...

 

CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS

Desde o tempo de seminarista, o nosso Fundador, Pe. Januário Baleeiro de Jesus e Silva, OCS, notara como não era muito conhecida a devoção a Cristo como “SACERDOTE DO PAI”.

Certamente foi o Espírito Santo que o inspirou a instituir na Igreja uma Família Religiosa, com o nome de Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.

Antes de tudo, somos “Congregação”, isto é, a união de tantas pessoas, num só coração e numa só alma, para um “ideal”, dentro da Vida Consagrada. A palavra “Congregação” lembra “Família”, lembra “Comunhão”. Há um ideal que nos une e nos deve unir sempre mais, na intimidade do Coração Sacerdotal de Jesus.

Leia mais ...

O BRASÃO

A coroa Significa todo o exercício do nosso carisma, com o qual desejamos coroar a fronte de nossa Santa Mão Igreja, com a nossa oblação ( e coroar a fronte imaculada de Nossa Senhora das Vitórias, Mão e Figura da Igreja );

A vela simboliza o nosso "consumar-nos" a serviço de Cristo Sacerdote servindo-o na pessoa de senhores Bispos e Sacerdotes Diocesanos;

O símbolo de Cristo, com o Alfa e omega estilizados, recordam a expressão: Altare Dei Christus est: Cristo é o Altar ( a hóstia e o Sacerdote );

A estrela é simbolo de Maria Santíssima, a Mulher junto à Cruz e, bem assim, o campo azul turquesa.

Leia mais ...


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Calendário Paroquial 2017

Homilia

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.
Evangelho - Mt 25,14-30 - 19/11/2017 - Pe. Durvano Ap. Dourado Porto - pároco

Ouça essa e outras homilias, clique aqui.

Sorteio Ação entre Amigos