Grupo Jovens Missionários

O Grupo Jovens Missionários é um grupo novo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que também está presente em Goiânia, Tocantins e Mato Grosso.

 

Missão do grupo: o grupo é um movimento destinado principalmente ao jovem quedeseja dedicar parte de seu tempo livre aos pobres. Com este compromisso o jovemcomeça uma viagem que o leva a descobrir e adquirir alguns valores básicos para sua vida, para seu trabalho, a fadiga livre, o compromisso social, a coerência entre aspalavras e a vida, o respeito pelo grupo e pelas pessoas, a sensibilidade e a atenção para os problemas dos pobres tentando aprender a amar.

Formação e objetivo do grupo: Qualquer jovem pode participar do grupo sem limitesideológicos ou religiosos, com isto entendemos que todas as pessoas podem fazer algopelos que estão piores do que ele. Nesta caminhada educacional cada jovem é livre para entrar e sair do grupo não sendo um grupo fechado, tendo como elo principal a nossa vontade de nos dedicarmos e nos relacionarmos bem com as pessoas do grupo.

Tem como objetivo reunir e formar jovens com idade acima dos quatorze anos, para juntos trabalhar e angariar fundos e/ou doações para os pobres, promovendo assim o voluntariado missionário e ao mesmo tempo educando os jovens ao amor livre pelos pobres. Pois não podemos mais viver solitários em um mundo onde desejamos ser o centro. Como nossas vidas se tornam maçantes, frenéticas e cheias de coisas desnecessárias, enquanto os pobres continuam pobres. O grito desesperado e sem voz dos pobres e marginalizados, a dificuldade para os jovens em orientarem-se na vida, a esperança em descobrir uma vida verdadeira, nos empurra a não paralisarmos diante do que e conveniente ao mundo que nos cerca. Tentando fechar os nossos olhos com o intuito de dizer que somos estúpidos e/ou tapados.

Os grupos começam nas paróquias formando jovens com o objetivo e leva-los à missão.

Público alvo: O público alvo para participar do grupo são jovens com idade a partir dos quatorze anos, que desejam continuar no serviço pastoral da Igreja, colocando em prática aquilo que aprenderam na catequese, isto é, sendo bons cristãos e bonscidadãos (vivendo concretamente a caridade = ajudando a outras pessoas, doando partedo seu tempo livre, doando seu trabalho e suor).

Ações a serem desenvolvidas: Arrecadar fundos para a missão, realizando trabalhos manuais como: bazares, coletas e venda de materiais recicláveis, limpezas de jardim,pinturas de grades e portões, muros, venda de tortas. E ainda recolher alimentos não perecíveis, com validade mínima de seis meses, como macarrão, açúcar, óleo, arroz,l eite em pó, feijão, enlatados e outros como; oferecendo a mão de obra diretamente onde houver necessidade em realidades de extrema pobreza.

A realidade hoje: Atualmente, o grupo em nossa paroquia ainda conta com poucosmembros e está aberto à participação de outros jovens e pessoas adultas, que tenham o espírito juvenil e aventureiro, que gostem de estar com outros com o intuito de fazer obem comum. Para participar do grupo basta ter disponibilidade de tempo aos sábados ou mesmo em outros dias em que o grupo se reunir, segundo as possibilidades de cada pessoa, conforme programação pré-agendada pelo grupo.

Como Surgiu a ideia deste novo grupo: a ideia de formar o grupo, surgiu a partir docontato feito pelo nosso pároco o Pe. Sérgio Henrique, OCS, pároco da PNSF, com a ONG OMG - Operação Mato Grosso, fundada pelo salesiano Pe. Ugo de Censi, hoje com 89 anos, que vive nos Andes Peruanos. A ONG é composta por jovens italianos e latinos americanos, inclusive brasileiros. Dentre os voluntários, temos padres, leigos e casais (famílias). A OMG está presente no Brasil, nos estados do Mato Grosso, Tocantins, Goiás, no DF e também têm missão no Peru, na Bolívia e no Equador.

Padre Sergio conheceu as iniciativas da OMG e pediu para que se começasse, naparóquia, um grupo com estes mesmos objetivos, um trabalho que começa na paróquia e leva o jovem à missão.

 

Coordenador: Leandro - (61) 8199-3364 

Email: ivegsa79@gmail.com

Vice coordenador: Andrew Luiz - (61) 8204-2867 

Reunião: Quinta e Sexta-feira às 19h – Obra Social Nossa Senhora de Fátima.

  

Para outras informações acesse os links para:

 

Conheça a Operação Mato Grosso

http://it.wikipedia.org/wiki/Operazione_Mato_Grosso

http://www.operazionematogrosso.it/

Site da representação da OMG no DF


Calendário Paroquial 2017

Homilia

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.
Evangelho - Mt 25,14-30 - 19/11/2017 - Pe. Durvano Ap. Dourado Porto - pároco

Ouça essa e outras homilias, clique aqui.

Sorteio Ação entre Amigos