Vida Religiosa

A vida consagrada a Deus caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência em um estado de vida reconhecido pela Igreja (CIC 944). Todos os religiosos são contados entre os cooperadores do Bispo diocesano em seu ministério pastoral (CIC 927).

Constitui um grande tesouro na Igreja e é uma excepcional força e serviço nas atividades pastorais nas dioceses e paróquias, como também no setor de escolas, colégios e universidades, no setor dos hospitais e demais serviços de saúde, no setor de obras assistenciais, só para citar os mais conhecidos.

Há várias modalidades de vida consagrada, solitária ou comum. Muitos homens e mulheres, por inspiração do Espírito Santo, ou passam a vida na solidão ou fundam famílias religiosas, que a Igreja, de boa vontade, recebe e aprova com sua autoridade (CIC 918). Entre as diversas modalidades temos a vida eremita, as virgens e viúvas consagradas, os institutos seculares, as sociedades de vida religiosa.

“O estado de vida religiosa manifesta, a todos os crentes, a presença dos bens celestes, dá testemunho da vida nova e eterna adquirida pela redenção de Cristo, prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino celeste” (Lumen Gentium, 44).

“A diversidade de carismas entre as pessoas e grupos de consagrados na Igreja é... um sinal do amor infinito de Deus e causa de alegria para a Igreja” . Assim, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima abrange vários carismas, através das comunidades que compõem a totalidade de sua obra.

Administrada pelos Oblatos de Cristo Sacerdote, a área da Paróquia Nossa Senhora de Fátima abrange outras três congregações: Irmãos  Maristas, do Colégio Marista Champagnat, as Irmãs do Sagrado Coração, responsáveis pelo Instituto Madre Blandina, as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, que têm como ministério específico a Liturgia e cuidam da loja Apostolado Litúrgico (Asa Norte) e pelas  Irmãs de São Vicente de Paulo, as Irmãs Vicentinas, que cuidam do Lar dos Velhinhos de Taguatinga.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Calendário Paroquial 2017

Homilia

Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar de minha alegria.
Evangelho - Mt 25,14-30 - 19/11/2017 - Pe. Durvano Ap. Dourado Porto - pároco

Ouça essa e outras homilias, clique aqui.

Sorteio Ação entre Amigos